O curso de Engenharia de Pesca da Uneb é de Xique-Xique

quinta-feira, 31 de março de 2011

nupex02.pesca
Victor Seabra
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação
nupex03.pesca
O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXIV da UNEB, em Xique-Xique, vai ganhar um curso de engenharia de pesca.
Em reunião realizada hoje (17) na sala nobre da Reitoria da universidade, Campus I, em Salvador, com transmissão simultânea via videoconferência para o DCHT, esteve em pauta os termos de um convênio de cooperação — entre a UNEB e as esferas federal, estadual e municipal — para a implantação da nova graduação.
São parceiros do projeto, cujo acordo deve ser assinado no início do mês de abril, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) – vinculada ao Ministério da Integração Nacional –, as secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema) e de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da empresa Bahia Pesca, e a Prefeitura Municipal de Xique-Xique.
“É importante que as novas graduações da nossa instituição sejam alicerçadas por um bom planejamento e em criteriosas parcerias, para que sejam consolidadas com sucesso. Estamos articulando convênios para oferecer todas as condições necessárias de aprendizado aos estudantes desse novo curso, como boa infraestrutura de laboratórios, salas de aula e qualificados professores”, destacou Valentim.
O reitor adiantou ainda que, por meio de um acordo com a Secretaria estadual da Saúde (Sesab), também deve ser implantado o curso de medicina da UNEB, na capital baiana.
nupex04.pesca
Os projetos dos novos cursos vão ser submetidos à aprovação do Conselho Universitário (Consu) –instância máxima deliberativa da universidade –, em reunião agendada para os dias 11 e 12 de abril. A expectativa é de que as duas graduações possam ver ofertadas já no próximo vestibular.

Desenvolvimento regional

O prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, que participou da reunião pela videoconferência, garantiu a prefeitura vai assumir a construção de cinco salas de aula para o DCHT, a compra de acervo bibliográfico e a manutenção dos equipamentos do curso de engenharia de pesca.
“Vamos abrir licitação para as obras das salas ainda este mês. Sabemos o quanto essa graduação, que trará a chancela de uma das universidades mais respeitáveis do Norte e Nordeste do país, dará visibilidade à região do São Francisco, além de desenvolver a economia local. Agradecemos ao reitor Valentim e ao diretor João Rocha pela sensibilidade na realização desse projeto”, enfatizou o prefeito.
Já o chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (Cipa) da Codevasf, Charles Fabian, lembrou que um acordo de cooperação técnica foi assinado com a UNEB, em janeiro, para que docentes e discentes utilizem os laboratório e tanques do Cipa para atividades de pesquisa, ensino e extensão.
“Os futuros engenheiros de pesca vão ter uma excelente estrutura para realizar as pesquisas necessárias ao desenvolvimento da atividade pesqueira na região. São mais de 300 lagoas a serem estudadas”, ressaltou Charles.
Para o diretor João Rocha, a implantação do curso vai permitir a exploração qualificada da maior bacia pesqueira em produtividade do São Francisco. “É a realização de um sonho para população do nosso município, pois vai trazer muitas melhorias para a vida dos pescadores e de seus familiares.”
O assessor da Sema Edson Ribeiro – que representou o titular da pasta,secretário Eugênio Spengler no encontro – também sinalizou com a disponibilização das instalações da Bahia Pesca para uso da comunidade acadêmica. Por sua vez, o deputado estadual Reinado Braga, presente ao encontro, garantiu se empenhar para obter recursos, por meio de emendas parlamentares, para o desenvolvimento da atividade pesqueira local.
Também prestigiaram a reunião o secretário municipal de Educação de Xique-Xique, Filemon Nepomuceno, além de vereadores, outros gestores e representantes da comunidade local, que participaram via videoconferência.
A UNEB instalou a primeira graduação de engenharia de pesca da instituição em 1999, no Campus VIII, em Paulo Afonso. A universidade e a Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb) são as únicas instituições de ensino superior do estado a oferecerem o curso.
Foto (home): Divulgação, com arte de Anderson Freire/Ascom

0 comentários:

Postar um comentário

 
Universidade Para Todos - Xique-Xique | by TNB ©2010