Campus de Xique-Xique vai ganhar curso de engenharia de pesca

sexta-feira, 18 de março de 2011

O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXIV da UNEB, em Xique-Xique, vai ganhar um curso de engenharia de pesca.
Em reunião realizada hoje (17) na sala nobre da Reitoria da universidade, Campus I, em Salvador, com transmissão simultânea por rede de de videoconferência para o DCHT, esteve em pauta os termos de um convênio de cooperação — entre a UNEB e as esferas federal, estadual e municipal — para o oferecimento do curso.
Entre os parceiros envolvidos no projeto, que devem assinar o acordo no início do mês de abril, estão a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) – vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI) –, as secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema) e de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da empresa Bahia Pesca, e a Prefeitura Municipal de Xique-Xique.
“É importante que as novas graduações da nossa instituição sejam alicerçadas por um bom planejamento e em criteriosas parcerias para que sejam concretizadas com sucesso. Estamos costurando convênios e dando todas as condições necessárias de aprendizado aos estudantes desse novo curso, com boa infraestrutura de laboratórios, salas de aula e qualificados professores”, destacou Valentim.
corpo1
Reunião foi relizada também via videoconferência
O reitor adiantou ainda que, por meio de um acordo com a Secretaria estadual da Saúde (Sesab), deve ser oferecido, ainda este ano, o curso de medicina da UNEB, na capital baiana.
Os projetos dos novos cursos devem ser submetidos à aprovação do Conselho Universitário (Consu) – instância máxima deliberativa da universidade – em reunião que acontece dias 11 e 12 de abril. A intenção do grupo gestor é ofertá-los já no próximo vestibular da instituição.
“Estamos reorganizando as graduações da UNEB e sabemos que esse modelo acadêmico que está sendo implementado no Campus XXIV pode servir de base para outros cursos da universidade. É importante consolidar parcerias para um projeto de médio e longo prazo”, ponderou José Bites”.

Salas, tanques e laboratórios

O prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, que participou da reunião por videoconferência, garantiu que a construção de cinco salas de aula, compra de acervo bibliográfico e manutenção dos equipamentos do novo curso de Engenharia de Pesca ficará a cargo da prefeitura.
“Vamos abrir licitação para a construção das salas ainda esse mês. Sabemos o quanto essa graduação dará visibilidade à região do São Francisco, além de desenvolver a economia local. Agradecemos ao reitor Valentim e ao diretor do DCHT, João Rocha, pela sensibilidade na concretização desse projeto”, enfatizou Reinaldo.
Prefeito Reinaldo (ao centro) prometeu novas salas
Já o chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (Cipa) da Codevasf, Charles Fabian, lembrou que o acordo de cooperação técnica, já assinado com a UNEB no último dia 21 de janeiro, prevê que a universidade utilize os laboratórios e os tanques do Cipa para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão.   “Os futuros engenheiros de pesca vão ter uma boa estrutura para realizar as pesquisas necessárias ao desenvolvimento da atividade pesqueira da região. São mais de 300 lagoas a serem estudadas”, ressaltou Charles.
Para o diretor João Rocha, a instalação do curso de engenharia de pesca vai permitir a exploração qualificada da maior bacia pesqueira, em produtividade, do São Francisco. “É a realização de um sonho para população do nosso município, pois vai trazer muitas melhorias para a vida dos pescadores da região e de seus familiares”, festejou.
O assessor Edson Ribeiro, que representou a Sema no encontro, também sinalizou com a disponibilização das instalações da Bahia Pesca para a utilização dos discentes do curso. Já o deputado estadual Reinado Braga (PR) prometeu lutar por emendas parlamentares para o desenvolvimento da atividade pesqueira.
Também prestigiaram a reunião o secretário municipal de Educação de Xique-Xique, Filemon Nepomuceno, além de vereadores, outros secretários e representantes da comunidade local, que participaram pela videoconferência.
A UNEB instalou a primeira graduação de Engenharia de Pesca da instituição em 1999, no Campus VIII, em Paulo Afonso. A universidade, ao lado da Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb) são as únicas instituições de ensino superior do estado a oferecerem o curso.

Victor Seabra
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação




0 comentários:

Postar um comentário

 
Universidade Para Todos - Xique-Xique | by TNB ©2010